Análise da mudança de processo seletivo para ingresso no ensino superior usando ferramentas de mineração de dados

Authors

  • Joel F Gaya Universidade Federal do Rio Grande
  • Sidnei Pereira Junior Universidade Federal do Rio Grande
  • Paula F Schiavo Universidade Federal do Rio Grande
  • Eduardo Nunes Borges Universidade Federal do Rio Grande http://orcid.org/0000-0003-1595-7676
  • Silvia C Botelho Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049919

Keywords:

mineração de dados, classificação, regressão

Abstract

Mineração de Dados é um processo de extração de informação implícita, previamente desconhecida e potencialmente útil de bases de dados. O resultado da extração é conhecimento que pode ser analisado para planejamentos futuros e para maior entendimento de um processo. Neste artigo, foi analisada uma base de dados de estudantes do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde houve uma mudança na forma de avaliação para o ingresso dos alunos no ensino superior. Com isso, observou-se que o impacto desta mudança foi negativo no desempenho acadêmico dos estudantes. Também durante a pesquisa buscamos identificar quais modelos de dados demonstram se o aluno conclui ou não o curso. Pôde-se observar que a idade, as notas de ingresso e o número de repetições nas disciplinas são fatores preponderantes, para que aluno obtenha a graduação.

Author Biography

Eduardo Nunes Borges, Universidade Federal do Rio Grande

Professor do Centro de Ciências Computacionais da FURG

Published

2017-07-26

How to Cite

Gaya, J. F., Pereira Junior, S., Schiavo, P. F., Borges, E. N., & Botelho, S. C. (2017). Análise da mudança de processo seletivo para ingresso no ensino superior usando ferramentas de mineração de dados. Scientia Plena, 13(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049919

Issue

Section

VII Conferência Sul em Modelagem Computacional

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