Isolamento de microrganismos e estudo da produção de lipase utilizando resíduos agroindustriais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054214Palavras-chave:
Lipase, Microrganismo, IsolamentoResumo
Lipases são enzimas que vêm se destacando no cenário da biotecnologia, principalmente devido a sua capacidade em catalisar reações de hidrólise e de síntese. As lipases são produzidas por microrganismos, animais e vegetais, porém as de origem microbiana são atualmente as mais utilizadas industrialmente. Dentre os microrganismos produtores de lipases estão os fungos filamentosos, as bactérias e as leveduras. O presente trabalho objetivou o isolamento e seleção de bactérias produtoras de lipase, bem como o estudo da produção da enzima usando resíduos provenientes da agroindústria. As amostras para o isolamento foram coletadas em uma planta piloto de biodiesel. Os microrganismos foram isolados e posteriormente submetidos a testes de detecção da atividade lipásica. Após o processo de seleção, os isolados que apresentaram maior índice enzimático (IE), foram utilizados para o estudo da produção de lipase utilizando bagaço de cana-de-açúcar e bagaço de mandioca. Nesse estudo foram isolados 16 microrganismos, sendo que 75% apresentaram atividade lipolítica. Dentre os isolados selecionados como produtores de lipase, a máxima produção foi atingida com a cepa 8A quando utilizado o bagaço de mandioca durante 48 h de fermentação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.