A visão dos alunos sobre o ensino de física: um estudo de caso

Autores

  • José Uibson Pereira Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Lagarto_SE

Palavras-chave:

ensino de física, visão dos alunos, experimentação.

Resumo

O ensino das ciências naturais, e em especial da Física, vem sofrendo duras críticas nos últimos anos e é visto por muitos como ultrapassado e ineficiente. Em busca de mudar esta realidade, várias pesquisas vêm sendo realizadas por diversos grupos de pesquisa em várias partes do Brasil e do mundo. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado com alunos do ensino médio de duas escolas da Aracaju, uma pública e outra particular. O objetivo foi verificar a realidade do ensino de física nessas duas escolas, sob o ponto de vista dos alunos. Em seguida foi feita uma análise comparativa entre essas duas realidades, observando neste momento fatos comuns e as diferenças entre o ensino nessas escolas. Para isso foi aplicado um questionário aos alunos, com perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados foram surpreendentes e servirão de base para uma proposta metodológica que auxilie, de forma significativa, o ensino de física.

Biografia do Autor

José Uibson Pereira Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Lagarto_SE


Downloads

Como Citar

Moraes, J. U. P. (2011). A visão dos alunos sobre o ensino de física: um estudo de caso. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/736

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.