A visão dos alunos sobre o ensino de física: um estudo de caso
Palavras-chave:
ensino de física, visão dos alunos, experimentação.Resumo
O ensino das ciências naturais, e em especial da Física, vem sofrendo duras críticas nos últimos anos e é visto por muitos como ultrapassado e ineficiente. Em busca de mudar esta realidade, várias pesquisas vêm sendo realizadas por diversos grupos de pesquisa em várias partes do Brasil e do mundo. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado com alunos do ensino médio de duas escolas da Aracaju, uma pública e outra particular. O objetivo foi verificar a realidade do ensino de física nessas duas escolas, sob o ponto de vista dos alunos. Em seguida foi feita uma análise comparativa entre essas duas realidades, observando neste momento fatos comuns e as diferenças entre o ensino nessas escolas. Para isso foi aplicado um questionário aos alunos, com perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados foram surpreendentes e servirão de base para uma proposta metodológica que auxilie, de forma significativa, o ensino de física.Downloads
Como Citar
Moraes, J. U. P. (2011). A visão dos alunos sobre o ensino de física: um estudo de caso. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/736
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.