Correlações entre indicadores de saúde em mulheres que sobreviveram ao câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.017501Palavras-chave:
neoplasias da mama, indicadores básicos de saúde, promoção da saúdeResumo
O aumento no número de sobreviventes de câncer de mama (SCM) tem estabelecido demandas notáveis sobre os sistemas de saúde em todo o mundo. Nesse contexto, novos conhecimentos são necessários para subsidiar estratégias voltadas ao manejo desse público. O objetivo desse trabalho foi analisar de modo combinado as correlações entre aspectos antropométricos, hematológicos, bioquímicos, biofisicoquímicos, de força muscular e idade em mulheres SCM. Vinte e duas voluntárias (51.7 ± 9.2 anos de idade) com histórico de mastectomia e linfadenectomia participaram do estudo. Dentre os resultados, chamam especial atenção as correlações do índice de massa corporal com perfil lipídico, força e composição corporal. As associações de perfil lipídico com estabilidade da membrana eritrocitária, composição corporal e contagem de leucócitos, as associações de RDW (red-cell distribution width) com índice de massa corporal, perfil lipídico e força, e a correlação positiva entre idade e leucócitos também merecem destaques. Tais achados permitem concluir que investigações que tratam os indicadores de saúde de maneira isolada representam séria limitação no estudo do público em questão, sendo necessário, portanto, evitá-las. A complexa rede de interações observada entre os diversos parâmetros estudados, reforça a importância de uma análise biológica global de atraente custo-benefício e de grande potencial prático. Equipes com profissionais de medicina, nutrição, fisioterapia, educação física, dentre outras áreas, podem valer-se desse conhecimento a fim de aperfeiçoar abordagens interdisciplinares voltadas ao acompanhamento de SCM em curto, médio e longo prazo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodney Coelho da Paixão, Marco Aurélio Ferreira de Jesus Leite , Lucas Moreira Cunha , Wener Barbosa Resende , Alice Vieira da Costa, Breno Batista da Silva, Lara Ferreira Paraiso, Guilherme Morais Puga, Nilson Penha-Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.