Impacto da ocupação urbana na ocorrência de inundações e enchentes na bacia do córrego Mineirinho em São Carlos-SP, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2026.019909Palavras-chave:
córrego Mineirinho, uso do solo, inundaçõesResumo
A expansão de áreas urbanas e a ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos extremos têm demandado o desenvolvimento de tecnologias, políticas e práticas que tornem as cidades mais resilientes. No município de São Carlos-SP, Brasil, a ocupação da bacia do córrego Mineirinho tem gerado impactos ambientais e no espaço urbano. Diante disso, o presente trabalho buscou verificar se houve relação entre a implantação de empreendimentos imobiliários na bacia, entre 2010 e 2022, e a ocorrência de inundações e enchentes a jusante de onde estão localizados. Para isso, foram utilizados dados censitários e plataformas online de dados espaciais sobre o tipo de uso e cobertura do solo da área analisada. Além disso, foi conduzido um levantamento de notícias sobre enchentes e inundações envolvendo o córrego Mineirinho. Os resultados permitiram constatar um aumento no número de registros de inundações e enchentes ao mesmo tempo em que pôde ser observada a construção de novos empreendimentos na área abrangida pela microbacia. Portanto, conclui-se haver indícios de relação entre a ocupação da bacia e a ocorrência desses eventos, sendo de suma importância que as autoridades e lideranças políticas de múltiplas escalas se empenhem em mitigar o impacto de tais eventos, investindo em infraestruturas resilientes, como áreas de retenção natural, além de estratégias de planejamento integrado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Vinicius Tavares Barros, Olavo Camargo de Sá, Marcelo Monari, Anaí Floriano Vasconcelos, Rodrigo Eduardo Córdoba, Érico Masiero, Denise Balestrero Menezes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








