Quantificação e caracterização de microplásticos liberados pela lavagem mecanizada de roupas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2026.019908Palavras-chave:
águas residuais de lavanderia, microfibras sintéticas, poluente de interesse emergenteResumo
A preocupação com a contribuição das lavagens de roupas em ambientes domésticos para a poluição por microplásticos (MPs) nos corpos hídricos motivou este estudo, que quantificou e caracterizou MPs liberados por lavagens domésticas em uma máquina de lavar com capacidade para 14 kg. Três amostras de efluente (A1, A2 e A3) foram coletadas em dias distintos, sob condições usuais de uso (programa “Normal”, nível de água “Extra alto”, sabão líquido e amaciante). Alíquotas de 50 mL de cada amostra foram oxidadas com H₂O₂ a 60 °C, submetidas à separação por densidade com NaCl e filtradas; as partículas foram contadas com a ajuda do estereomicroscópio (20x) e identificadas por FTIR. Encontraram-se 143, 49 e 26 MPs em A1, A2 e A3, respectivamente, equivalentes a 520–2860 MPs L⁻¹ e a 1,01 × 10⁵–5,58 × 10⁵ partículas por lavagem considerando o volume de 195 L. A cor preta foi a mais frequente na amostra com maior teor de tecidos sintéticos, e os espectros gerados pelo FTIR indicaram poliéster/PET como polímero principal. Embora inferiores aos valores de lavanderias industriais, esses números mostram que cada lavagem doméstica de roupas pode lançar centenas de milhares de MPs no sistema de esgoto, salientando a necessidade de: filtros na máquina de lavar para reter MPs; maior eficiência de remoção de MPs nas estações de tratamento de esgotos; substituição de vestimentas fabricadas a partir de materiais sintéticos por materiais naturais; bem como incentivos fiscais para produções têxteis mais sustentáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Shirley Silva Bezerra, Renato Zimiani de Paula, Wandson Lukas do Nascimento Amorim, Tatiane Araujo de Jesus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








