Influência do tipo de carne e do tempo de conservação na microbiota de linguiças frescais de frango e suína
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.090203Palavras-chave:
quality, legislation, nitriteResumo
Os embutidos frescos são uma fonte de proteína acessível, mas as preocupações com as doenças de origem alimentar são importantes para garantir a sua segurança. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto do tipo de carne na microbiota, no prazo de validade e na conformidade das linguiças frescais comercializas a granel e de diferentes marcas. Foram analisadas 40 amostras - 20 de carne suína (LS) e 20 de frango (LF). Metade delas foi analisada imediatamente após a aquisição e a outra metade após o oitavo dia (4°C). Tanto as LS como as LF apresentaram amostras que não cumpriam as normas regulamentares, sendo que as de frango representam um maior risco para a saúde devido à presença de Salmonella spp. O nitrito foi detectado em todas as amostras, independentemente do tipo de carne. Destas, 20% das LF e 10% das LS apresentavam concentrações de nitritos próximas do limite máximo estabelecido por lei. No dia 1, as LF apresentavam populações mais baixas de microrganismos indicadores e deteriorantes, mas representavam um risco mais elevado devido à presença de Salmonella spp., e contagens mais elevadas de bolores e leveduras. No oitavo dia, LS apresentou aumento de estafilococos, fungos e leveduras, representando risco à saúde. O tipo de carne utilizada na produção de linguiças frescas e o tempo de armazenamento refrigerado influenciam na qualidade microbiológica. Além disso, é provável que a atividade das enzimas lipolíticas microbianas seja mais prevalecente nas LF no dia 8, já nas LS nos dias 1 e 8.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luan Rafael da Silva Santos, Helena Barreto dos Santos Bomba, Samera Rafaela Bruzaroski, Damaris Oliveira Bezerra do Nascimento, Rafael Fagnani, Josemeyre Bonifacio Da Silva Marques, Lina Casale Aragon- Alegro, Elsa Helena Walter Santana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








