Interação entre genótipos de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) e insetos-praga sob adubação silicatada
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.100203Palavras-chave:
Entomologia, variabilidade genética, manejo de insetos-pragaResumo
A ocorrência de insetos-praga em cultivos de feijão-caupi compromete sua produção e eleva os custos com a dependência de agrotóxicos, além de acarretar riscos ambientais pelo uso desses produtos químicos. Dessa forma, a adubação silicatada tem sido sugerida como uma alternativa para a defesa e redução dos danos relacionados aos ataques desses agentes bióticos. Nesse contexto, este estudo avaliou 12 genótipos de feijão-caupi submetidos à aplicação de silicato de potássio, analisando os efeitos no desenvolvimento e produção da cultura, além da resposta sobre a interação das plantas com os insetos-praga. Os resultados demonstraram que o silício, embora não tenha alterado significativamente os descritores de crescimento e rendimento, reduziu significativamente os níveis de dano e a incidência desses organismos. Adicionalmente, a análise de componentes principais (PCA) indicou uma correlação negativa entre produtividade e as infestações, sugerindo que a proteção conferida pelo nutriente pode contribuir para o manejo sustentável da espécie.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Victor de Lima Santos, Renan Martins Moura Lacerda, Ricardo Alexandre Moraes da Silva, Rafael Henrique Pertille, Sérgio Miguel Mazaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








