Determinação de arsênio, cádmio, cobre, níquel e selênio em carnes processadas por ICP-MS
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.061502Palavras-chave:
segurança de alimentos, embutidos, ICP-MSResumo
Este trabalho propõe a determinação dos elementos químicos As, Cd, Cu, Ni e Se em carnes processadas utilizando espectrometria de massa com plasma acoplado indutivamente (ICP-MS). As amostras foram preparadas por digestão ácida com ácido nítrico (HNO3) e peróxido de hidrogênio (H2O2) em um bloco digestor com sistema fechado. Os valores obtidos de limites de quantificação (LQ) foram de 0,04 (As), 0,03 (Cd), 0,07 (Cu), 0,05 (Ni) e 0,21 mg kg-1 (Se). A precisão, expressa como desvio padrão relativo (RSD), foi melhor do que 4,8% (n = 3). A exatidão do método proposto foi avaliada utilizando material de referência certificado (DORM-3, proteína de peixe), com concordância variando entre 90 ± 10% (Cd e Cu) e 102 ± 10% (Ni). A análise das amostras de carnes processadas coletadas em supermercados da cidade de Salvador, Bahia, revelou concentrações médias de 0,45 (As), 2,57 (Cu) e 0,58 (Ni) mg kg-1. Já as concentrações de Cd (0,03 mg kg-1) e Se (0,21 mg kg-1) estavam abaixo dos LQs do método analítico proposto. Os resultados demonstraram que os níveis encontrados de Cd, Cu, Ni e Se nas amostras de carnes processadas atenderam aos limites máximos estabelecidos pela legislação brasileira. No entanto, os níveis de As excederam os limites permitidos em duas das amostras. Porém, são necessários estudos de especiação química para avaliar se a forma de arsênio presente nas matrizes pode ser tóxica para humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sidnei Oliveira Souza, Dayara Virgínia Lino Ávila, Silvânio Silvério Lopes Costa, Tarcísio Silva de Almeida, Tatiane de Andrade Maranhão, João Batista Pereira Júnior, Carlos Alexandre Borges Garcia, Rennan Geovanny Oliveira Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








