Metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos: desenvolvimento de planta piloto educacional de uma estação de tratamento de água utilizando Moringa oleifera Lam como coagulante
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.072701Palavras-chave:
rio Negro, protótipo de baixo custo, sustentabilidade ambientalResumo
Este estudo apresentou a construção de um protótipo de baixo custo para uma Estação de Tratamento de Água, utilizando sementes de Moringa oleifera Lam como coagulante natural nas etapas de coagulação e floculação. O protótipo utilizou materiais acessíveis, tubulação de PVC e componentes reciclados. A água bruta foi coletada no Rio Negro (Manaus-AM), enquanto as sementes de Moringa oleifera foram processadas em pó para aplicação no tratamento. O sistema seguiu as etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. A eficiência do protótipo foi avaliada por meio de análises físico-químicas. Na água bruta, foram observados pH 6,43, cor 254 UC, turbidez 217 NTU, SDT 18 mg/L, SST 502 mg/L e ST 520 mg/L. Após a coagulação, os valores reduziram para cor 130 UC, turbidez 23,5 NTU, SDT 14 mg/L, SST 246 mg/L e ST 260 mg/L. Na floculação, ocorreram pequenas variações nos parâmetros, e após a decantação, os valores ajustaram-se para cor 152 UC, turbidez 24,5 NTU, SDT 18 mg/L, SST 272 mg/L e ST 290 mg/L. A filtração mostrou bons resultados na retenção de impurezas, enquanto a desinfecção com cloro contribuiu para a melhoria da qualidade microbiológica da água. Os resultados demonstraram que o protótipo é eficaz na redução de turbidez e matéria orgânica, evidenciando o potencial da Moringa oleifera como coagulante biodegradável e de baixo custo. Ademais, o projeto proporcionou uma experiência prática enriquecedora aos estudantes, integrando teoria e prática de maneira colaborativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thamillys Leandra Pinheiro Maia, Erika Magalhães Alencar, Sinara Vitória Braga da Silva , Cindy Taiane da Silva Farias, Bruno Adan Sagratzki Cavero, Wenderson Gomes dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








