Méis do semiárido nordestino: uma análise dos compostos voláteis e suas propriedades físico-químicas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.087203Palavras-chave:
mel, perfil volátil, HS-SPME-GC-MSResumo
O mel é um alimento com composição complexa e de origem natural, que pode ser facilmente adulterado. O Brasil produz diversas safras de mel por ano, com diferentes características e propriedades, desde modo, se faz necessário avaliar a sua qualidade e conhecer os seus principais componentes. Este trabalho avaliou parâmetros físico-químicos como umidade, açúcares redutores, sacarose, acidez e sólidos insolúveis para cinco amostras de mel provenientes da região do semiárido nordestino. Juntamente com a avaliação de teor de fenólicos e flavonoides totais por análise espectrofotométrica e do uso de técnicas cromatográficas para conhecer o seu perfil volátil. Os resultados obtidos confirmaram que todas as amostras de mel obedeceram aos padrões de qualidade avaliados através das análises físico-químicas, com valores que variaram entre safras e local de coleta. Os valores de fenólicos e flavonoides totais se mostraram superiores a alguns trabalhos encontrados na literatura, reforçando as propriedades antioxidantes do mel. Os resultados obtidos nas análises cromatográficas permitiram identificar a presença de possíveis marcadores florais como o trans-óxidos de linalol (furanóide) para o mel de angico (Anadenanthera cf. colubrina) e a 4-oxoisoforona para o mel de algaroba (Prosopis juliflora (Sw.)).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana da Silva Messias, Flaviana Cardoso Damasceno

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








