Prevalência da condrocalcinose em radiografias de joelhos e associações com fatores sociodemográficos: Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto - Musculoesquelético (ELSA-Brasil MSK)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2026.026001Palavras-chave:
condrocalcinose, joelhos, radiografiasResumo
Associado ao envelhecimento crescente da população brasileira, espera-se um aumento dos problemas de saúde em idosos. Compreender a prevalência dessas doenças é essencial para o planejamento dos serviços de saúde, incluindo recursos humanos, diagnósticos e terapêuticos. Este artigo descreve a prevalência de condrocalcinose de joelhos de acordo com fatores sociodemográficos e a presença de doenças crônicas. Foi realizado estudo transversal com 2.732 servidores públicos da linha de base (2012-2014) do ELSA-Brasil MSK. Condrocalcinose foi definida pelo achado radiográfico de deposição de cristais de pirofosfato de cálcio (calcificações puntiformes e lineares) em nos joelhos esquerdo e/ou direito. Fatores sociodemográficos, antropométricos e doenças crônicas que incluem diabetes, hipertensão (HAS) e doença renal crônica (DRC), foram investigados. A prevalência foi descrita na amostra total e no grupo ≥60 anos (n=945). Teste Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher compararam a distribuição da condrocalcinose. Regressão logística multivariada avaliou fatores associados independentemente. A média (DP) da idade foi 56,0 (8,7) anos. A prevalência geral foi 1,4%, aumentando com a idade (p<0,001) e menor escolaridade (p=0,002). Análise multivariada mostrou associação significativa com a idade (OR=1,13; CI95% 1,09-1,18). Em indivíduos ≥60 anos, a prevalência foi 3,3%, mais frequente em homens (3,5%), pretos (3,9%), pardos (3,5%), com ensino fundamental ou menos (6,9%), obesos (4,4%), diabéticos (3,5%) e não-hipertensos (3,6%). Menor escolaridade (OR=2,62; p=0,029) e idade (OR=1,15; CI95%1,07-1,23) foram associadas independentemente à condrocalcinose. Este estudo relata resultados preliminares da linha de base do ELSA-Brasil MSK (2012–2014), servindo como base para análises futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Vitória Santos Cunha, Luciana Batista Nogueira, Rodrigo Alves Pinto, Luciana Costa-Silva, Amanda Marcelle Ambrosio Oliveira, Ana Beatriz Vargas-Santos, Sandhi Maria Barreto, Rosa Weiss Telles

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








