Desenvolvimento e validação de método analítico para determinação de pirroloquinolina quinona em formulações orais e injetáveis de uso humano
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.087201Palavras-chave:
PQQ, controle de qualidade, espectrofotometria UV/VisResumo
Um método espectrofotométrico UV/Vis foi desenvolvido e validado para a determinação de pirroloquinolina quinona sal dissódico (PQQ-2Na) em cápsulas e injetáveis de uso humano. A PQQ-2Na foi quantificada por espectrofotometria direta (no espectro de ordem zero), no seu λmáximo de absorção a 248 nm, utilizando água purificada como solvente. A avaliação dos parâmetros analíticos seguiu as diretrizes estabelecidas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 166 de 24 de julho de 2017 da ANVISA, Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), bem como os guias internacionais, Q2(R1) do International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use (ICH) e Official Methods of Analysis da AOAC INTERNATIONAL. O método demonstrou linearidade na faixa de concentração de 5,0–25,0 μg/mL, com um coeficiente de correlação (r) superior a 0,990. Os limites de quantificação e detecção foram determinados em 0,36 μg/mL e 0,12 μg/mL, respectivamente, evidenciando a sensibilidade do método. A precisão foi estabelecida com um desvio-padrão relativo (DPR) inferior a 1,9%, com recuperação de 100,45± 0,0250, dentro dos limites aceitáveis. O método proposto foi seletivo, uma vez que os excipientes não interferiram na determinação de PQQ-2Na. O método também demonstrou robustez, não apresentando interferências significativas dentro da faixa de variação dos fatores estudados sob o teor de PQQ-2Na. Em suma, o método desenvolvido e validado mostrou-se confiável, simples, econômico e de rápida aplicação, facilitando sua utilização em análises de rotina em laboratórios de controle de qualidade.
Palavras-chave: PQQ, controle de qualidade, espectrofotometria UV/Vis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Erika Pontes Machado, Najla Mohamad Kassab, Larissa Figueira dos Santos, Lucas Rannier Melo de Andrade, Teofilo Fernando Mazon Cardoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








