Atividades fotoprotetora e antioxidante de folhas e cascas de Solanum paniculatum L. (Solanaceae)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.064602Palavras-chave:
fitoquímica, radicais livre, fotoproteçãoResumo
Solanum paniculatum, conhecida popularmente como jurubeba-verdadeira, é uma espécie nativa do Brasil com diversos usos na culinária e na medicina tradicional. O presente estudo objetivou realizar a análise fitoquímica preliminar e avaliar as atividades fotoprotetora e antioxidante dos extratos das folhas e cascas de um espécime de S. paniculatum que ocorre na região sul de Mato Grosso do Sul. Os extratos etanólicos e aquosos foram submetidos a testes analíticos qualitativos para identificar as principais classes de metabólitos secundários. O Fator de Proteção Solar (FPS) foi avaliado in vitro pelo método espectrofotométrico e o potencial antioxidante foi determinado pelos métodos de redução dos radicais livres DPPH• (2,2-difenil-1- picrilidrazila) e ABTS•+ (2,2’-azinobis-3-etilbenzotiazolina-6-ácido sulfônico). A quantificação de fenóis, flavonoides, taninos e alcaloides totais foi realizada por espectrofotometria na região do visível. Na análise fitoquímica, alcaloides e taninos foram identificados nos extratos de ambas as partes da planta, enquanto flavonoides, triterpenos e/ou esteroides e purinas foram detectados apenas nos extratos das folhas. De modo geral, os extratos apresentaram teores consideráveis de alcaloides e compostos fenólicos, foram eficazes na eliminação dos radicais livres, exibindo considerável potencial antioxidante e mostraram-se promissores para formulações fotoprotetoras. Os resultados sugerem que as atividades fotoprotetora e antioxidante estão relacionadas à presença de alcaloides e compostos fenólicos, quantificados neste estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Francisca Gomes da Silva, Vanessa Cristina Pereira, Silvia Helena Mittelstett Aliendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








