Estudo bioativo, físico-químico e potencial cosmético da espécie Arrabidaea chica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.064601Palavras-chave:
plantas medicinais, antioxidantes, fotoproteçãoResumo
A espécie Arrabidaea chica (Bignoniaceae) é amplamente reconhecida na medicina popular por suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Este estudo investigou as propriedades físico-químicas, atividade antioxidante e os teores de compostos fenólicos e flavonoides totais do extrato hidroalcoólico liofilizado de suas folhas. O processo de extração apresentou rendimento de 15,66%, com teor de umidade de 12,25 ± 0,41% e massa seca de 87,78 ± 0,44%. Os parâmetros físico-químicos analisados incluem densidade relativa (0,69 ± 0,05 g/mL), índice de refração (1,36 ± 0,001) e pH (6,28). Os teores de fenólicos e flavonoides foram de 21,47 ± 0,24 μg EAG/g e 231,65 ± 1,99 μg rutina/g, respectivamente. A atividade antioxidante apresentou CE50 de 22,31 μg/mL, com índice de atividade antioxidante (IAA) de 1,07%. A análise por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas identificou 16 compostos químicos, com destaque para ácidos carboxílicos. Testes de citotoxicidade indicaram um CC50 superior a 500 µg/mL frente à linhagem celular L929, demonstrando baixa toxicidade. O fator de proteção solar in vitro classificou o extrato como de proteção média. Os resultados reforçam o uso tradicional de A. chica, fornecendo uma base científica sólida para seu perfil químico e bioativo, além de incentivar pesquisas futuras sobre seu potencial terapêutico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Hugo Rodrigues da Silva, Vitória Carolina da Silva Nery, Minelly Azevedo da Silva, Márcia Bay

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








