Imagens digitais para a determinação colorimétrica de cobre em suplementos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.077201Palavras-chave:
sistema de cores RGB, planejamento fatorial, colorimetriaResumo
Este estudo propõe um procedimento baseado em análise de imagem digital para determinação do teor de cobre em suplementos nutricionais. O método foi estabelecido medindo a cor do complexo de cobre(II)-ácido salicílico. As imagens digitais obtidas durante as análises foram capturadas utilizando um smartphone equipado com o aplicativo ColorMeter®, que forneceu os valores de cor RGB (Vermelho, Verde, Azul) correspondentes. As condições químicas experimentais foram otimizadas utilizando planejamento experimental multivariado, e os parâmetros ótimos foram determinados. O método proposto foi validado, e os limites de detecção (LD) e quantificação (LQ), e precisão para os canais RGB foram estabelecidos. Em comparação com os resultados da espectroscopia ultravioleta-visível (UV/Vis) não foram observadas diferenças estatisticamente significativas em um nível de confiança de 95%. O método proposto foi aplicado em dez amostras de suplementos, que apresentaram teor de cobre variando de 278 ± 13 a 3530 ± 75 µg (canal R) e 268 ± 14 a 2706 ± 275 µg (canal G). Os valores médios obtidos apresentaram excelente concordância com os valores declarados pelos fabricantes nos rótulos dos produtos. Esses resultados demonstram que o método proposto é adequado para determinação de cobre em suplementos nutricionais utilizando imagens digitais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sidnei de Oliveira Souza, Matheus Oliveira Viana Meneses, Cláudio Moreira de Lima, Dayara Virgínia Lino Ávila

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








