Avaliação de resistência de genótipos de feijão-comum a Agroathelia rolfsii e Macrophomina phaseolina
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.070201Palavras-chave:
resistência genética, variedades crioulas, suscetibilidadeResumo
O feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.) é uma cultura fundamental para a segurança alimentar no Brasil, destacando-se por sua acessibilidade econômica e alto valor nutricional. No entanto, as doenças fúngicas representam uma ameaça significativa à sua produção, especialmente no Nordeste brasileiro. Esse estudo teve como objetivo avaliar a resistência genética de variedades crioulas de feijão-comum às doenças, podridão-cinzenta do caule, causada por Macrophomina phaseolina, e podridão do colo, causada por Agroathelia rolfsii. Foram analisadas 20 variedades de feijão-comum para os dois patógenos, em momentos distintos e observou-se variabilidade nas respostas das variedades aos fungos. Alguns materiais, como Lavandeira e Carrapatinho, apresentaram resistência alta em um dos bioensaios e suscetibilidade média no outro. No caso da Agroathelia rolfsii, Caianinha, Lavandeira e Carrapatinho mostraram alta resistência. Os resultados sugerem que algumas variedades crioulas podem oferecer resistência aos patógenos testados, mas são necessários estudos mais aprofundados para entender o tipo de resistência encontrada e sua durabilidade. Portanto, essas variedades podem ser potenciais fontes de resistência para futuros programas de melhoramento genético e cultivo em áreas afetadas por essas doenças. Esse estudo destaca a importância da busca por resistência genética, a fim de garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade da produção de feijão no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rewysson Alves Ribeiro da Silva, Ana Paula Medeiros dos Santos Rodrigues Mendonça, Luciana Gonçalves de Oliveira, Antonio Félix da Costa, Antônio Francisco de Mendonça Júnior, Gérsia Gonçalves de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








