Brioflora epíxila em fragmentos de Floresta Atlântica da Serra da Ibiapaba, Ceará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.061201Palavras-chave:
briófitas, musgo, hepáticasResumo
As briófitas colonizam diversos tipos de substratos, dentre eles, troncos em decomposição, que são comumente encontrados em áreas de Floresta Atlântica e amplamente colonizados por diferentes espécies. As briófitas encontradas neste tipo de substrato são denominadas como epíxilas e para o Brasil, até o momento, existem apenas três trabalhos voltados para o grupo. O objetivo deste estudo foi conhecer a diversidade e distribuição das briófitas epíxilas em áreas de Floresta Úmida na Serra da Ibiapaba, Ceará, Brasil. Foram coletadas e analisadas amostras de briófitas em 62 troncos distribuídos em diferentes pontos da área de estudo. Foram identificadas 54 espécies de briófitas (34 gêneros e 18 famílias). A divisão Bryophyta apresentou 37 espécies (25 gêneros e 13 famílias); Marchantiophyta resultou em 17 espécies (nove gêneros e cinco famílias). Oito espécies correspondem a novos registros para o estado do Ceará. Lejeuneaceae foi a família com maior riqueza específica. Com relação a Bryophyta, houve predomínio dos musgos pleurocárpicos em relação aos acrocárpicos. Os resultados estatísticos demostraram que não existem diferenças significativas de riqueza de espécies de briófitas entre os troncos das duas áreas amostradas (W = 456, p = 0.74). A análise de composição mostrou uma variação na composição (F= 1,60 = 1,94, p < 0.01), com valor de Stress: 0.17. Os dados obtidos oferecem uma contribuição significativa para o entendimento da flora briofítica da região, ampliando o conhecimento a respeito da distribuição geográfica de muitas destas espécies e evidenciando sua importância para o inventário de briófitas do estado do Ceará e Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jailton Venilson Ferreira da Silva, Hermeson Cassiano de Oliveira, Pedro Manuel Villa, Emília de Brito Valente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








