Educação Permanente em Saúde e a qualidade da assistência odontológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.106701

Palavras-chave:

educação permanente, integralidade em saúde, serviços de saúde bucal

Resumo

Este artigo objetiva analisar as ações de Educação Permanente em Saúde, sua associação com o processo de trabalho nos Centros de Especialidades Odontológicas e sua relação com a atenção básica. Trata-se de um estudo analítico, do tipo transversal exploratório, baseado em dados secundários obtidos pelo 2º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas. Foram ajustados dois modelos de regressão logística com um nível de significância estatística de 5%. A análise evidenciou que nos Centros de Especialidades Odontológicas onde a Educação Permanente em Saúde é trabalhada conjuntamente com os profissionais da atenção básica, há 3,3 vezes mais chances de haver uma construção conjunta de projetos terapêuticos e 4 vezes mais chances de acontecerem discussões e construções de protocolos clínicos. Este artigo apresenta uma importante relação entre as ações de EPS e a organização dos processos de trabalho no CEO, a colocando como um aspecto essencial a ser instituído, pois ela compreende um importante suporte para o conhecimento de problemas e para as propostas de estratégias de trabalho.

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Publicado

2023-11-09

Como Citar

Victor de Medeiros Martins, Y., Polline Lacerda Protasio, A., Alice da Silva Ferreira, M., & Wilney Nascimento Padilha, W. (2023). Educação Permanente em Saúde e a qualidade da assistência odontológica . Scientia Plena, 19(10). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.106701