O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física e a formação continuada de professores: ação formativa promovida em Sergipe

Autores

  • Ana Figueiredo Maia Universidade Federal de Sergipe
  • Antônio Carlos de Oliveira
  • Cochiran Pereira dos Santos
  • Edigênia Ferreira Santos
  • Felipe Estêves Moura
  • Gerson Cortês Duarte-Filho
  • Jéssica Pereira Santos
  • Magna Coeli Soares Rodrigues
  • Marcelo Andrade Macedo
  • Márcia Regina Pereira Attie
  • Rogério Machado
  • Samuel Rodrigues de Oliveira Neto
  • Tiago Nery Ribeiro
  • Genesis Alves Santos
  • Edson Nascimento Teles

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084805

Palavras-chave:

Ensino de Física, formação de professores, metodologias ativas

Resumo

O novo Ensino Médio, que inicia em 2022, traz consigo importantes desafios para gestores escolares, professores e estudantes. Embora haja um grande convencimento da necessidade de uma mudança curricular, as ferramentas para viabilizar esta mudança não são simples e demandam um esforço coletivo para alcançar as metas ambiciosas da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e da Lei do Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). As universidades, como centros formadores, devem ser peças fundamentais para difusão de conhecimento e práticas pedagógicas afins ao que se espera nesta nova proposta curricular. Nesta direção, o Programa de Pós-Graduação Profissional de Ensino de Física (PPGPF), que é o Polo 11 do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), por meio de parte dos seus docentes, colaboradores e egressos, se mobilizou na construção de uma proposta de ação formativa, apoiada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, composta de seis módulos, independentes, nos quais os cursistas foram apresentados a fundamentos importantes de algumas teorias educacionais, além de várias técnicas educacionais, entre elas ensino por investigação, grupos colaborativos, gamificação e ambientes digitais de experimentação. Nesta ação, foram apresentados alguns dos produtos educacionais desenvolvidos em dissertações de mestrado do PPGPF. Este trabalho relata os detalhes desta ação, seus impactos diretos em termos de capacitação de professores e as perspectivas que estabelecem a partir da formação da rede de colaboração e socialização dos produtos educacionais desenvolvidos nos projetos de pesquisa.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Maia, A. F., de Oliveira, A. C. ., dos Santos, C. P., Santos, E. F., Moura, F. E., Duarte-Filho, G. C. ., Santos, J. P., Rodrigues, M. C. S., Macedo, M. A., Attie, M. R. P., Machado, R., de Oliveira Neto, S. R. ., Ribeiro, T. N., Santos, G. A., & Teles, E. N. (2022). O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física e a formação continuada de professores: ação formativa promovida em Sergipe. Scientia Plena, 18(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084805

Edição

Seção

2 Semana Acadêmica de Física Integrada com Mestrado de Física e Áreas Correlatas

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