Produção e caracterização das propriedades luminescentes do composto Aluminato de Estrôncio
Palavras-chave:
Aluminato de estrôncio, rota sol-gel, propriedades ópticas, detectores de radiaçãoResumo
O principal objetivo do presente trabalho foi a produção de materiais sensíveis à radiação ionizante e com propriedades fosforescentes para serem testados em revestimentos cerâmicos. Os materiais investigados foram aluminatos de estrôncio co-dopados com os íons Eu2+ e Dy3+. Acredita-se que a fosforescência dos aluminatos deva-se a transições eletrônicas do íon Eu2+, que por sua vez são influenciadas pela matriz cristalina do composto. A presença dos co-dopantes tem a função de promover transferências energéticas que aumentam o tempo de vida no estado excitado. A produção do aluminato de estrôncio foi realizada pela rota de sol-gel protéico, na qual se utiliza água de coco para dissolver os cloretos precursores. Através de medidas de difratometria de raios-X constatamos a formação de uma mistura das fases dos aluminatos SrAl4O7 e SrAl2O4 em todas as amostras produzidas, com diferentes temperaturas de calcinação. Na etapa de caracterização realizamos medidas de absorção óptica e fotoluminescência na amostra dopada com Eu2+ e Dy 3+, a fim de identificarmos os comprimentos de onda de absorção e emissão luminescente do material. Obtivemos bandas de absorção referentes aos dois dopantes, e o espectro de emissão apresentou emissões típicas tanto do Eu2+ quanto do Dy3+, sendo as principais em 591 nm, 613 nm e 681 nm atribuídas ao európio.Downloads
Como Citar
Gomes, M. A., Abreu, C. M., Macedo, Z. S., & Valério, M. E. G. (2011). Produção e caracterização das propriedades luminescentes do composto Aluminato de Estrôncio. Scientia Plena, 3(8). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/606
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.