Trajetórias de socialização: modos de dizer e de fazer aproximando agentes prisionais, internos e comunidade.
Palavras-chave:
Insegurança Social, Sistema Prisional e Trajetórias de SocializaçãoResumo
As relações sociais pautadas no sistema capitalista atravessam uma crescente sensação de insegurança. O sistema prisional não se apresenta como garantia de punição aos corpos socais que se desviaram de suas funções. A função do encarceramento conduz uma implicação na produção de modos de vida. A pesquisa destaca às influências dos modos de dizer e de fazer, presentes nas trajetórias de socialização, aproximando agentes prisionais, comunidade e internos a partir de uma reflexão crítica diante do modelo prisional e da crescente dificuldade de manter a ordem pública. A pesquisa conta com técnicas e estratégias metodológicas qualitativas e quantitativas, privilegiando uma perspectiva metodológica etnográfica e a Análise Institucional. Os resultados se baseiam nos discursos de atores sociais sobre as influências da instituição carcerária e de outras instituições presentes no cotidiano. As práticas cotidianas reveladas através das trajetórias de socialização dão voz às escolhas empreendidas pelas crenças do homem nas e pelas instituições e no grupo que integra, a sociedade.Downloads
Como Citar
Santos, D. G., Santos, D. A., Lima, L. A. O., & Mendonça Filho, M. C. (2011). Trajetórias de socialização: modos de dizer e de fazer aproximando agentes prisionais, internos e comunidade. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/762
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.