Avaliação dos óleos essenciais e das infusões produzidos a partir das cascas das amêndoas de cacau provenientes da Bahia e do Pará
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.011502Palavras-chave:
cascas, cacau, infusõesResumo
O Brasil é um dos maiores produtores de cacau do mundo e, consequentemente, de cascas de amêndoas de cacau. Esse material é um resíduo da indústria de alimentos a partir do qual é possível produzir uma infusão aromática. O objetivo desse trabalho foi avaliar a composição química dos óleos essenciais das cascas das amêndoas de cacau provenientes dos estados da Bahia e do Pará. Os teores totais de compostos fenólicos (Folin-Ciocalteu) e de flavonoides (AlCl3), a capacidade antioxidante (ensaio do DPPH) e a toxicidade (bioensaio com Artemia salina) das infusões produzidas a partir dessas cascas também foram avaliados. Os óleos essenciais foram isolados por hidrodestilação e analisados por técnicas de cromatografia gasosa. Apenas o ácido tetradecanóico, o ácido n-hexadecanóico, o etil tetradecanoato e o metil oleato foram detectados em todas as amostras. As pirazinas foram produzidas, provavelmente, durante a torrefação das sementes. As infusões apresentaram potenciais antioxidantes moderados altamente correlacionados com os teores totais de compostos fenólicos e de flavonoides e foram classificadas como atóxicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daiene Alves de Oliveira, Cristiane Barbosa Rocha, Ricardo Felipe Alves Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.