Efeito de coberturas comestíveis a base de quitosana e extrato de romã em parâmetros de qualidade de queijo coalho
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.011501Palavras-chave:
bioconservação, Punica granatum L., tecnologia de alimentosResumo
O queijo coalho apresenta uma alta perecibilidade, tornando essencial a exploração de métodos capazes de atuar na sua conservação. Neste escopo, os produtos naturais empregados na produção de coberturas biopoliméricas têm merecido destaque. Dessa forma, o seguinte estudo teve por objetivo avaliar o efeito de coberturas comestíveis a base de quitosana e extrato de romã na qualidade de queijo coalho. Os grupos estudados foram: controle, solução de quitosana 2%, extrato hidroalcoólico de romã 5% e solução de quitosana 2% e extrato hidroalcoólico de romã 5%. Os dados das avaliações microbiológicas foram comparados pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade, enquanto os valores obtidos na análise sensorial foram submetidos ao teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis ao nível de 5% de significância. Como resultado, as coberturas biopoliméricas a base de quitosana e extrato de romã foram responsáveis pela diminuição do crescimento fúngico e manutenção dos parâmetros sensoriais do queijo coalho armazenado nas condições estudadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elisandra Cibely Cabral de Melo, Bárbara Camila Firmino Freire, Nícolas Oliveira de Araújo, Tallyson Nogueira Barbosa, Ricardo Henrique de Lima Leite, Karoline Mikaelle de Paiva Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.