v. 13 n. 1 (2017): January / Janeiro 2017

I Workshop sobre Pesquisas na Amazônia e I Encontro do MNPEF da UNIFESSPA

Editor: Francisco Ferreira Souza

Publicado: 2017-01-13
  • Experimentos de baixo custo aplicados ao ensino de química: contribuição ao processo ensino-aprendizagem

    Jéssica Neves da Silva, Jaciele da Silva Amorim, Leudiane da Paz Monteiro, Heloizy Garcia Freitas
    DOI: https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012701
  • A inserção de tópicos de astronomia no ensino médio utilizando o processo da descoberta através de observações astronômicas

    Walldiney Pedra Gurgel, Rodrigo do Monte Gester
    DOI: https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012703
  • Caracterização de óleos vegetais da Amazônia por espectroscopia de absorção

    Luciena dos Santos Ferreira, Manoel Roberval Pimentel Santos, Leidiane Cavalcante Figueira, Khayth Marronny Rabelo Nagata, Claúdio Márcio Rocha Remédios, Francisco Ferreira de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012704
  • Teatro De Fantoches: Uma Apresentação Lúdica de Física Moderna em Escolas do Ensino Fundamental.

    Luiz Fernando Aringhieri, F A.R. Silva
    DOI: https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012705
  • Projeto de robô hidráulico para o ensino dos conceitos de hidrostática em aulas exploratória

    Neyson Ferreira de Souza, Edney Ramos Granhen
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012706
  • Uma reflexão sobre o ensino de Astronomia na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular

    José Gidauto dos Santos Lima Jr, José Elisandro de Andrade, Jeânderson de Melo Dantas, Luiz Moreira Gomes
    DOI: https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012707
  • A Física Nuclear sob uma perspectiva interdisciplinar

    Adriano do Rego Pires, José Elisandro de Andrade, Jeânderson de Melo Dantas
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012708
  • A aprendizagem através de experimentos no Ensino de Física

    Roberto Nazareno da Silva Gonçalves, José Elisandro de Andrade, Raquel Aline Pessoa Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012709
  • O movimento de cargas elétricas em um fio condutor: cuidados com as simplificações das simulações no ensino de física

    Cairo Dias Barbosa, Ivanilde Sobral Lima, Tiago Carvalho Martins, Maria Liduina Das Chagas, Fernanda Carla Lima Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012710
  • Obtenção de gasolina verde por destilação fracionada de produtos líquidos orgânicos oriundos do craqueamento térmico-catalítico usando diferentes porcentagens de catalisador

    Andréia de Andrade Mancio, Silvio Alex Pereira da Mota, Luiz Eduardo Pizarro Borges, Nélio Teixeira Machado
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012711
  • O uso de simuladores via smartphone no ensino de física: O experimento de Oersted

    Cairo Dias Barbosa, Luiz Moreira Gomes, Maria Liduina das Chagas, Fernanda Carla Lima Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012712
  • O uso de simuladores via smartphone no ensino de ciência como ferramenta pedagógica na abordagem de conteúdos contextualizados de física

    Cairo Dias Barbosa, Narciso Das Neves Soares, Maria Liduina das Chagas, Fernanda Carla Lima Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012713
  • Caracterização espectroscópica de cristais de ácidos láurico e mirístico

    Lucas Gonçalves Melo, Ana Paula Saraiva de Oliveira, Kellen Heloizy Garcia Freitas, Francisco Ferreira de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012714
  • Desenvolvimento do índice de qualidade da água bruta para fins de abastecimento público-IPA para Amazônia

    Augusto Fernando S Oliveira, Lilian Deyse Pinto Silva, Thiago de Melo Silva, Luciana P Santos, Ronaldo Magno Rocha, Heloizy Garcia Freitas, Simone de Fátima Pinheiro Pereira
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012715
  • Considerações acerca dos conceitos de condutores, isolantes e semicondutores nos livros de Ensino Médio sob um olhar da teoria de bandas de energia

    Evandro de Sousa Correia, Jeânderson de Melo Dantas, José Elisandro de Andrade
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012716
  • Production and Characterization of Green gasoline Obtained by Thermal Catalytic Cracking of Crude Palm Oil (Elaeis guineensis, Jacq.) in a Pilot Plant

    Silvio Alex Pereira Mota, Andréia de Andrade Mancio, Luiz Eduardo Pizarro Borges, Nélio Teixeira Machado
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012717
  • Uma abordagem metodológica do ensino sobre Energia Eólica no Ensino Médio

    Francisco Aldene dos Santos, Luiz Moreira Gomes, José Gidauto dos Santos Lima Júnior, Rodrigo do Monte Gester, Luiz M. Gomes Jr.
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012718
  • Energia Solar Fotovoltaica: Um tema gerador para o aprendizado de Física.

    Jorge Andrade Silva, Luiz Moreira Gomes, Jose Gidauto dos Santos Junior, Leonardo Sousa Leal, Maria Liduina Chagas, Luiz Moreira Gomes Junior
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012719
  • Reflexões sobre o uso das tecnologias móveis como uma ferramenta auxiliar ao ensino.

    Antonio G. Cronemberger, Narciso Neves Soares, Luiz Moreira Gomes, Fernanda Carla Lima Ferreira, José Gidauto dos Santos Lima Junior
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012720
  • A História da Ciência como estratégia metodológica no ensino aprendizagem de Física

    José Gidauto dos Santos Lima Junior, Narciso Neves Soares, Luiz Moreira Gomes, Fernanda C. L Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012721
  • Electrical and dielectric properties of water

    Francisco Ferreira de Sousa, Lilian Deyse Pinto da Silva, Kellen Heloizy Garcia Freitas
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012722
  • Mapas conceituais no ensino de física como estratégia de avaliação

    Marinaldo Vilar de Souza Júnior, Vanessa Carolina Cunha Célio, Sandra Cristina Oliveira Nogueira, Aline Ferreira Martins, Kellen Heloizy Garcia Freitas, Francisco Ferreira Sousa
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012723
  • Big Science e a formação do modelo de partículas elementares

    Roberto Costa Nunes, Jeânderson de Melo Dantas, José Elisandro de Andrade
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012724
  • Inferindo sobre aprendizagem via experimentos de física elaborados com material de baixo custo

    Iasminne Lemos Furtado, Fernanda Carla Lima Ferreira, Jorge Everaldo de Oliveira, Francisco Ferreira de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012725
  • Amostra de ciências em escolas de ensino fundamental: uma abordagem voltada para física moderna

    Heber Cruz Silva, Jaine Silva Ernesto, luiz Fernando Aringhieri, Fábio Alessandro Rolemberg Silva
    DOI: https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012702