v. 12 n. 11 (2016): November/Novembro 2016

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade/EDUCON 2015

Editora: Divanízia Nascimento Souza

Publicado: 2016-11-21
  • Investigando a prática pedagógica dos professores de ciências no município de Barra dos Coqueiros/SE: abordagem do tema manguezal

    Aldeci dos Santos, Carlos Alberto Vasconcelos
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112701
  • Discussões Curriculares no Ensino e suas Relações entre Ciência/Tecnologia/Sociedade e História da Ciência

    Maria Elane Mendonça Santos, Nirly Araujo dos Reis, Erivanildo Lopes da Silva
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112702
  • Aulas práticas no ensino de botânica: relato de uma experiência no contexto do PIBID em uma escola da rede estadual em Aracaju, SE.

    Sebastiana Érica Cruz Santana, Tatiane da Silva Santos, Myrna Friederichs Landim
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112703
  • Ciências, culturas e educação: reflexões acerca do “eu” e do “outro” em um processo formativo docente

    Maria Camila de Lima Brito, Yasmin Lima de Jesus, Edinéia Tavares Lopes
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112704
  • O método científico na visão de graduandos em ciências biológicas - licenciatura da Universidade Federal de Sergipe/Campus São Cristóvão

    Laís De Jesus Carvalho, Ismael De Almeida, Carmen Regina Parisotto Guimarães
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112705
  • O que sabem os alunos de escolas estaduais em Aracaju/Se a respeito dos conceitos de preservação e biodiversidade?

    Crislaine de Oliveira, Carmen Regina Parisotto Guimarães
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112706
  • Educar para a Saúde no Século XXI: Fala de Professores

    Carlos Alberto Vasconcelos, José Wildson Santos
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112708
  • Contextualização, Experimentação e a Pesquisa na Web para Despertar o Interesse pelo Estudo das Reações Químicas

    Jaime Rodrigues Da Silva
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112709
  • Ensino de Física Moderna: Perspectivas e desafios sob o olhar de alguns professores de Física do Ensino Médio

    Ana Cácia Santos, Shirleyde Dias nascimento, Divanizia do Nascimnto Souza
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112710
  • Recursos midiáticos no Ensino de Ciências e Biologia

    Ismael de Almeida, Laís Jesus Carvalho, Carmen Regina Parisotto Guimarães
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.11277
  • Perspectivas didáticas atuais para a matemática no ensino médio

    Shirleyde Dias Dias do Nascimento, Divanizia Souza, Ana Cacia Santos
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112711
  • A didática da resolução de problemas nas séries iniciais: um problema para o aluno ou para o professor?

    Vanessa Graciela Souza Campos, Divanizia do Nascimento Souza, Veleida Anahí da Silva
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112712
  • Níveis de conhecimento esperados dos alunos: uma ferramenta na análise de questões utilizadas na avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)

    Tiago Nery Ribeiro, Divanízia Nascimento Souza
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112713
  • Um estudo sobre a transição do ensino das noções de funções trigonométricas entre o ensino médio e superior no Brasil e França

    Laerte Silva da Fonseca, Luiz Gonzaga Xavier Barros
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112714
  • Recursos midiáticos no Ensino de Ciências e Biologia

    Ismael de Almeida, Laís Jesus Carvalho, Carmen Regina Parisotto Guimarães
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112715
  • Experimentação real versus experimentação ideal no ensino de ciências e a prática do pensamento crítico

    Graziane Gomes dos Santos, Divanízia do Nascimento Souza
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112716
  • Prática de Ensino: reflexões entre Etnomatemática e Educação Ambiental

    Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Rodrigo Bozi Ferrete, Maria Inêz Oliveira Araujo
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112717