Nível de estadiamento das mulheres submetidas a tratamento do câncer de mama
Palavras-chave:
Estadiamento do câncer, câncer de mama, mulheresResumo
Foi realizado um estudo transversal, com base nos prontuários de 244 mulheres com o diagnóstico prévio de câncer de mama no período de 2003 a 2005, desses cinco foram excluídos por falta de dados. As variáveis estudadas foram: o nível de estadiamento do câncer de mama, diagnóstico histopatológico, tipo de tratamento adotado, tempo do diagnóstico, início do tratamento, idade, procedência e profissão. Dos 239 prontuários analisados: 81 corresponderam ao ano de 2003, 88 a 2004 e 70 ao ano de 2005. Foi encontrada uma maior ocorrência do câncer de mama nas faixas etárias de 41 – 60 anos. Quanto ao nível de estadiamento do câncer de mama foram encontrados 120 no estádio II, 69 no III, 36 no IV e apenas 14 no estádio I. Entre os tipos histológicos dos 239 casos analisados predominaram o carcinoma: ductalinfiltrante, lobular infiltrante e o medular. A maioria do diagnóstico do câncer de mama foi realizado nos estádios II e III. O tipo de tratamento mais freqüentemente utilizado foi o cirúrgico associado à quimioterapia.
Downloads
Publicado
2012-05-31
Como Citar
Aragão, J. A., Reis, F. P., Marçal, A. C., Santos, M. R. V., Cardoso, E. C., Xavier, L. M. F., & Nascimento, L. L. (2012). Nível de estadiamento das mulheres submetidas a tratamento do câncer de mama. Scientia Plena, 8(3(a). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/924
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.