A criação de valor medida pelo EVA versus o resultado contábil

Autores

  • Juviana Carra Universidade de Caxias do Sul
  • Cleusa Marli Gollo Bitencourt Universidade de Caxias do Sul
  • Marta Elisete Ventura da Motta Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Teresa Martiningui Pacheco Universidade de Caxias do Sul
  • Rosecler Maschio Gilioli Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Desempenho, Gestão Baseada em Valor, Método EVA®

Resumo

Este artigo tem como objetivo aplicar a medida de desempenho EVA® nas Demonstrações Contábeis de uma empresa localizada na Região Serrana do Estado do Rio Grande do Sul, referente aos exercícios de 2006, 2007 e 2008. Foram abordados conceitos e características da Gestão Baseada em Valor, conceitos do Economic Value Aded (EVA®). Neste caso foram evidenciadas as fórmulas de cálculo abordadas pelos
autores que ajudam a compreender essa medida de desempenho. Essa pesquisa pode ser classificada como quantitativa e exploratória, operacionalizada através de um estudo de caso único, fundamentada na revisão bibliográfica e a coleta de dados através de uma pesquisa documental. Verificou-se a agregação de valor em apenas um exercício contábil, notadamente, justificada pelas Demonstrações Contábeis em questão. Com base, no desenvolvimento do estudo pode-se perceber a importância para a gestão
empresarial, que além do lucro contábil, tenha informações sobre a criação ou não de valor para seus acionistas. A empresa, no período analisado, passou por mudanças significativas, ou seja, deixando de ser uma simples produtora rural e tornando-se uma agroindústria de médio porte. Essas mudanças estão proporcionando resultados positivos para os sócios, constatados através da aplicação do cálculo do EVA®.

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Publicado

2013-02-21

Como Citar

Carra, J., Bitencourt, C. M. G., Motta, M. E. V. da, Camargo, M. E., Pacheco, M. T. M., & Gilioli, R. M. (2013). A criação de valor medida pelo EVA versus o resultado contábil. Scientia Plena, 9(1). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/869

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