Coeficiente de dilatação volumétrica determinados pela curva de destilação ASTM em frações de petróleo
Palavras-chave:
dilatação cubica, expansão de liquidos, petroleoResumo
Neste trabalho é descrito um mecanismo de cálculo obtido a partir de dados experimentais das curvas ASTM e da d20/4, para determinação da dilatação volumétrica. Para o estudo foram considerados dados históricos (experimentais) de amostras de Nafta, Diesel e Querosene, obtidos da destilação direta, e produzidos em uma refinaria brasileira. Os dados consistem de um histórico para um período de um ano de processamento, considerando as diferentes cargas utilizadas para essa produção. Os cálculos e a seleção dos dados foram realizados em rotina idealizada no Excel®. Os resultados obtidos mostraram-se dentro das faixas indicadas pela literatura, em termos de ordem de grandeza, porém com desvios inferiores a 20% dos valores indicados para consideração nos projetos. Para as correntes analisadas, em mais de 700 análises experimentais, obteve-se valores entre 10,9 a 13,9 x 10-4 oC-1 para o coeficiente de dilatação térmica, sendo estes compatíveis com dados disponíveis na literatura, para correntes de nafta, diesel e querosene. Os modelos tiveram ajustes com coeficientes de determinação da ordem de 99,9%. A adoção de tal mecanismo de cálculo é bastante simples (por considerar dados já disponíveis nos sistemas de controle das refinarias) e agrega uma boa correção para a previsão dos parâmetros a serem utilizados nos projetos e dimensionamentos de válvulas de segurança (PSV).Downloads
Publicado
2012-10-15
Como Citar
Jeronimo, C. E. M., Fernandes, H. G., & Balbino, C. P. (2012). Coeficiente de dilatação volumétrica determinados pela curva de destilação ASTM em frações de petróleo. Scientia Plena, 8(9). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/854
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.