Sementes de Senna alata (L.) Roxb. (Fabaceae) coletadas em uma área de borda apresentam memória de hidratação?
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.061202Palavras-chave:
ciclos de HD, memória hídrica, Mata AtlânticaResumo
O processo de embebição pode ocorrer de forma descontínua em ambientes com irregularidade pluviométrica e temperaturas elevadas, ocasionando uma hidratação descontínua. Esta pode resultar em uma memória de hidratação, que proporciona benefícios para germinação e desenvolvimento das plântulas como o aumento da tolerância a estresses ambientais. Este estudo objetiva determinar se a hidratação descontínua nas sementes de Senna alata (L.) Roxb. (Fabaceae) coletadas em uma área de borda apresentam memória de hidratação quando submetidas a um déficit hídrico. As sementes foram coletadas em uma área de Mata Atlântica sob efeito de borda no município de Aracaju, Sergipe. Inicialmente, as curvas de embebição e desidratação foram determinadas e, posteriormente, as sementes foram submetidas a uma hidratação descontínua através de 0 (controle), 1 e 2 ciclos de hidratação e desidratação (HD). Após isso, as sementes foram postas para germinar em soluções de Polietilenoglicol (PEG) 6000 nas concentrações de 0,0; -0,2; -0,4 e -0,6 MPa para simular o déficit hídrico. Os dados foram analisados através do software STATISTICA 13. Sementes de S. alata são tolerantes ao déficit hídrico e os ciclos de HD beneficiaram a passagem pelo estresse, apresentando uma maior porcentagem de germinação, em menor tempo, sendo mais rápidas quando comparadas ao grupo controle. Conclui-se que a S. alata coletadas em uma área sob efeito de borda apresenta memória de hidratação de sementes, sendo assim, uma característica relevante para o estabelecimento da espécie em ambientes no qual o déficit hídrico seja evidenciado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adson De Brito Pereira, Gilberto Nascimento Silva, Cristianne Santana Santos, Igor Silva da Hora, Marcos Vinicius Meiado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








