Produção de mudas de alta qualidade de Handroanthus spongiosus (Bignoniaceae), nativa de floresta tropical sazonalmente seca
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.040205Palavras-chave:
Caatinga , sete-cascas, matéria orgânicaResumo
Estudos com a utilização de substratos alternativos têm possibilitado a produção de mudas de diversas espécies com alta qualidade e baixo custo. O objetivo deste trabalho foi avaliar as melhores condições de cultivo para produção de mudas de Handroanthus spongiosus. As sementes foram coletadas em cinco populações diferentes no estado de Pernambuco, Brasil, e cultivadas em seis substratos: solo, areia, solo + vermiculita, solo + esterco caprino, solo + vermiculita + esterco caprino e solo + esterco caprino + 30% de biocarvão. Foram avaliados a emergência, comprimento da parte aérea e da raiz, diâmetro da base do caule, massa seca da parte aérea e da raiz e índice de qualidade de Dickson. Os substratos com adição de matéria orgânica favoreceram o aumento do comprimento da parte aérea, do diâmetro do caule e da massa seca. A incorporação de esterco caprino e biocarvão nos substratos favoreceu a qualidade das mudas de H. spongiosus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jailton de Jesus Silva, Claudineia Regina Pelacani, Raquel Araujo Gomes, Jamille Cardeal da Silva, Diana Signor, Bárbara França Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.