Horário de corte do capim Tifton 85 altera a composição nutricional do feno produzido?
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.058101Palavras-chave:
parede celular, digestibilidade, valor nutritivoResumo
O objetivo foi avaliar a composição químico-bromatológica do capim fresco e do feno de Tifton 85 cortado em diferentes horários do dia, e as possíveis perdas oriundas do processo de fenação. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com avaliação dos horários de corte 11, 14 e 17 horas. Foram determinados os teores de matéria seca, fibra em detergente neutro e ácido, proteína bruta, proteína insolúvel em detergente neutro, lignina em detergente ácido e digestibilidade in vitro da matéria seca das amostras coletadas, e estimados os valores de celulose, hemicelulose, carboidratos não fibrosos e totais, e nutrientes digestíveis totais do capim fresco e do feno. As possíveis perdas de cada componente nutritivo decorrentes do processo de fenação foram calculadas a partir do material fresco e seco após 72 horas. O horário de corte afetou a composição nutricional do capim Tifton 85, sendo que o capim cortado às 14 horas apresentou melhor composição nutricional com maiores teores de digestibilidade in vitro da matéria seca (73,22%), nutrientes digestíveis totais (69,15%), carboidratos não fibrosos (20,37%), e menores teores de fibra em detergente neutro (67,75%) e de celulose (31,92%). Houve diferença entre as perdas do processo de fenação apenas para carboidratos não fibrosos no horário das 14 horas, com 60,41%. O horário de corte do capim Tifton 85 altera a qualidade da forragem fresca, sem impactar de maneira expressiva na composição dos fenos produzidos a partir do capim cortado em diferentes horários do dia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Cano Serafim, Filipe Alexandre Boscaro de Castro, Ivone Yurika Mizubuti, Simone Fernanda Nedel Pértile, José Victor Pronievicz Barreto, Josemeyre Bonifácio da Silva, Camila Hernandes de Oliveira, Marilice Zundt, Fabiola Cristine de Almeida Rego
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.