A Juventude de Origem Popular em Busca Do Ensino Superior Público: Entre Sonhos, Dificuldades e Desigualdades
Palavras-chave:
Educação, Ensino Superior, Desigualdades sócio-educacionais.Resumo
O presente artigo apresenta resultados finais do trabalho desenvolvido como bolsista voluntária de iniciação científica e simultaneamente propõe a discussão sobre a temática relacionada à inserção e permanência de jovens de camadas populares na universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa centrada em alguns levantamentos bibliográficos e no uso de entrevistas semi-estruturadas, envolvendo estudantes de diferentes cursos, a fim de compreendermos as estratégias adotadas por esses jovens para garantir ingresso e permanência na Universidade Federal de Sergipe. Foram realizadas dez entrevistas das quais selecionamos duas para aprofundar o estudo aqui apresentado. De modo geral, a análise do material nos indicou a relação estabelecida entre trajetória sócio-escolar e estímulos individuais e familiares que possibilitam o acesso e a permanência desses jovens na universidade pública.Downloads
Como Citar
Santos, L. S. (2011). A Juventude de Origem Popular em Busca Do Ensino Superior Público: Entre Sonhos, Dificuldades e Desigualdades. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/753
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.