Análise de imagens sentinel-2 no mapeamento de formações florestais no município de Uberaba-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.129901

Palavras-chave:

Random Forest, Google Earth Engine, MapBiomas

Resumo

O desmatamento de florestas nativas tem sido foco de discussões em todo mundo devido ao impacto negativo proporcionado em diversos setores, como a agropecuária, o abastecimento de água, as mudanças climáticas, entre outros. O uso de tecnologias de mapeamento por satélite é fundamental para monitorar o desmatamento e suas causas, permitindo ações mais eficazes na proteção das florestas. O objetivo do presente artigo é utilizar o Google Earth Engine para mapear as formações florestais de Uberaba entre 2016 e 2019 usando imagens do satélite Sentinel-2. Para isso, utilizou-se o processamento de dados na nuvem a partir do Google Earth Engine (GEE). Foi realizada a classificação supervisionada das imagens entre 2016 e 2019 por meio do algoritmo Random forest. Os resultados foram comparados com os dados do MapBiomas, por ser o projeto de mapeamento mais consolidado em escala nacional. A partir do mapeamento verificou-se que a área ocupada por formações florestais equivale, em média, a 12,22% da área total do município. Ao comparar os resultados obtidos no presente estudo com o MapBiomas nota-se que houve similaridade entre os dois mapeamentos na maior parte da área de estudo. As imagens Sentinel-2 se mostraram eficazes no mapeamento das formações florestais e o processamento de dados no GEE tornou o processo mais célere.

Biografia do Autor

Alex Garcez Utsumi, UFTM

Possui graduação em Engenharia Ambiental e mestrado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", câmpus de Presidente Prudente. Doutor em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias -UNESP, Jaboticabal. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM, vinculado ao departamento de Engenharia Ambiental. Tem experiência nas áreas de Sistemas de Informações Geográficas, Cartografia e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente no diagnóstico de bacias hidrográficas através do processamento digital de imagens.

Nubya Martins de Almeida Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em andamento em Engenharia Ambiental.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

Nadia Guimarães Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) com ênfase em propagação de falhas e Doutorado em Engenharia Química pela mesma instituição (2015) com ênfase em controle tolerante a falhas por alocação de controle. Tem experiência na área de Modeladem, Simulação, Otimização e Controle de Processos Químicos. Atualmente é docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro no curso de Engenharia Química.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Garcez Utsumi, A., Martins de Almeida Oliveira, N., & Guimarães Sousa, N. (2024). Análise de imagens sentinel-2 no mapeamento de formações florestais no município de Uberaba-MG. Scientia Plena, 19(12). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.129901