Estudos bioquímicos da enzima bromelina do Ananas comosus (abacaxi)
Palavras-chave:
caracterização bioquímica, protease vegetal, abacaxi, Kunitz, cv. PérolaResumo
O presente trabalho objetivou a determinação da atividade da enzima bromelina no abacaxi Ananas comosus cv. Pérola em condições in vivo e in natura e a caracterização bioquímica dessa enzima largamente utilizada nas indústrias farmacêuticas e de alimentos. A atividade proteolítica foi determinada pela digestão do substrato caseína usando o método de Kunitz (1947). Maior atividade foi observada para a bromelina extraído do fruto do abacaxi quando comparada as folhas do abacaxizeiro cultivado in naturasob condição hidropônica. A variação da atividade proteolítica devido ao pH e temperatura foi determinada nos pHs entre 4,0 e 9,0, e nas temperaturas entre 20ºC e70ºC. A bromelina apresentou pH ótimo de ação 5,0 em tampão acetato de sódio e temperatura ótima de 40ºC.
Downloads
Como Citar
França-Santos, A., Alves, R. S., Leite, N. S., & Fernandes, R. P. M. (2011). Estudos bioquímicos da enzima bromelina do Ananas comosus (abacaxi). Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/749
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.