Fenologia, produção e qualidade de frutos de cultivares de amoreira-preta em estufa no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.120202Palavras-chave:
Rubus sp., estádios fenológicos, rendimentoResumo
Conhecer a fenologia, a produção e a qualidade de frutos de cultivares de amoreira-preta em estufa possibilita aos produtores desenvolver e/ou aprimorar manejos assertivos em relação ao estabelecimento de pomares. Assim, o trabalho objetivou investigar se a fenologia, a produção e a qualidade de frutos diferem entre cultivares de amoreira-preta em estufa. Os tratamentos foram quatro cultivares de amoreira-preta (‘BRS Cainguá’, ‘BRS Tupy’, ‘BRS Xavante’ e ‘BRS Xingu’), dispostos no delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições e três plantas por parcela. Avaliou-se a fenologia, a produção e a qualidade de frutos. ‘BRS Xingu’ teve antecipação do período inicial de todos os estádios fenológicos avaliados, mostrando-se a mais precoce para a colheita de frutos. ‘BRS Cainguá’ foi a mais tardia quanto à colheita. ‘BRS Xingu’ apresentou os maiores valores de produção total, seguida de ‘BRS Cainguá’, com o maior diâmetro longitudinal, e ‘BRS Tupy’, com o maior diâmetro transversal. A qualidade de frutos não foi influenciada pelas cultivares. Em conclusão, as quatro cultivares de amoreira-preta diferem quanto à fenologia e potencial produtivo de frutos em estufa. Isso permite o escalonamento da produção em torno de 15 dias quanto ao início e final de safra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Luís Trevizan Chiomento, Eduardo Schaeffer Kusma, Tauane Caroline Floss, Thomas dos Santos Trentin, Diógenes Cecchin Silveira, Alexandre Augusto Nienow
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.