Cálculo dos coeficientes de absorção energética de dez materiais para utilização em tomografia computadorizada
Palavras-chave:
Objeto Simulador, Tomografia Computadorizada, DosimetriaResumo
A dosimetria do feixe de raios X é um dos testes de controle de qualidade mais importantes para garantir a segurança do uso da radiação ionizante em aplicações médicas. Para realização dos procedimentos dosimétricos, geralmente, é necessário a utilização de um objeto simulador, que possibilite estimar a dose no paciente. Portanto, o objetivo desse trabalho foi calcular os coeficientes de absorção energética de alguns materiais disponíveis localmente para estudar a viabilidade de utilização deles na confecção de objetos simuladores da cabeça para feixes de raios X de tomografia computadorizada. Materiais de baixo custo foram escolhidos para tentar reproduzir as características físicas da cabeça humana. São eles: bólus, parafina, acrílico, breu, massa de modelar, nylon, cera de articulação e cera de abelha. Logo após o cálculo dos coeficientes de absorção energética, os resultados foram analisados e comparados com os cérebros de referência da ICRU (Comissão Internacional de Unidades e Medidas da Radiação) e da ICRP (Comissão Internacional de Proteção Radiológica). Os gráficos e tabelas comparativos mostraram que o material que apresentou os melhores resultados foi a massa de modelar.Downloads
Como Citar
Ferreira, C. C., Maia, A. F., Ximenes, R. E. M., & Garcia, C. A. B. (2011). Cálculo dos coeficientes de absorção energética de dez materiais para utilização em tomografia computadorizada. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/738
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.