A abordagem das mudanças climáticas nos livros didáticos de Ciências da Natureza da rede pública estadual de Sergipe

Autores

  • Antônio Vitor Santos Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Christiane Ramos Donato Universidade Federal de Sergipe
  • Alexandre de Siqueira Pinto Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.122701

Palavras-chave:

ensino, crise climática, ações antrópicas

Resumo

Este trabalho avaliou como as mudanças climáticas estão sendo abordadas nos livros didáticos de Ciências da Natureza aprovados no PNLD 2021 e, disponibilizados para as turmas de Ensino Médio das escolas da rede pública estadual de Sergipe. Para tanto, realizou-se análise de conteúdo da coleção didática “Moderna Plus”. A avaliação mostrou que, dos seis livros da coleção referente ao primeiro ano, apenas dois abordam aspectos sobre as mudanças climáticas. Notou-se, também, a ausência de uma abordagem regional e apresentação das contradições e controvérsias acerca do tema, trazendo uma perspectiva superficial sobre as mudanças climáticas. Sugere-se um processo contínuo de revisão e atualização do conteúdo presente nos livros, formação continuada dos docentes e uso de metodologias ativas, para contextualizar e aproximar os discentes das questões climáticas.

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Publicado

2024-01-19

Como Citar

Santos Batista, A. V. ., Ramos Donato, C. ., & de Siqueira Pinto, A. (2024). A abordagem das mudanças climáticas nos livros didáticos de Ciências da Natureza da rede pública estadual de Sergipe . Scientia Plena, 19(12). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.122701