Adubação nitrogenada e fosfatada na produção e no crescimento de mudas de Euterpe precatoria Mart.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.070201Palavras-chave:
Amazônia Ocidental, mudas de qualidade, nutrição mineralResumo
O açaizeiro solteiro é uma palmeira com excelente potencial para expansão de cultivos comerciais. Objetivou-se avaliar o efeito das doses de nitrogênio e fósforo na produção e no crescimento de mudas de Euterpe precatoria Mart. O experimento foi instalado em delineamento de blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 5, com 25 tratamentos (0, 15, 30, 45 e 60 mg dm-3 de (N) ureia e 0, 50, 100, 150 e 200 mg dm-3 de (P) superfosfato simples). O nitrogênio foi aplicado parcelado (20, 40 e 40% através de três adubações de cobertura de 40, 100 e 160 dias) e o superfosfato simples dose única misturado ao substrato. Aos 334 dias, após a repicagem foram avaliadas a altura da muda, diâmetro do coleto, massas secas da raiz, da parte aérea e total, Índice de Qualidade de Dickson, teores de macro e micronutrientes nas folhas e no solo. Os dados foram submetidos à análise de variância e, quando significativos, foi realizada a superfície de resposta. Na ausência de interação entre as doses o efeito delas foi analisado através de regressão. As características químicas e físicas do substrato, biométricas das mudas e os teores de macro e micronutrientes foliares foram avaliados através da correlação de Pearson. As características biométricas das mudas de Euterpe precatoria são influenciadas pelas doses de nitrogênio e fósforo. As doses de 60 mg dm-3 de nitrogênio e 200 mg dm-3 de fósforo destacaram-se como as mais eficazes, resultando nos melhores desempenhos para a maioria dos parâmetros avaliados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jamayra Conceição de Araújo, Conceição Paula Bandeira Rufino, Romeu de Carvalho Andrade Neto, Aureny Maria Pereira Lunz, Eduardo Pacca Luna Mattar, Elizio Ferreira Frade Junior, João Paulo Maia Guilherme, Elias de Melo Miranda, Jennyfer Tamara de Lima Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.