Efeito plastificante do óleo babaçu (Attalea speciosa) em filme biodegradável à base de amido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.121502

Palavras-chave:

filme polimérico, difratometria de Raios X, análise térmica

Resumo

Embalagens e/ou revestimentos comestíveis feitos a partir de fontes renováveis são uma alternativa para aumentar a vida de prateleira de alimentos. O amido é uma substância que pode ser plastificada através da combinação com diferentes compostos orgânicos de baixa massa molecular, utilizado para revestir alimentos. Esses compostos, conhecidos como plastificantes, atuam na ruptura das ligações de hidrogênio, aumentando o volume do material. Isso resulta em uma maior mobilidade das cadeias de amido e na modificação da temperatura de transição vítrea (Tg). Elaboraram-se quatro formulações distintas de um filme polimérico a partir de uma solução aquosa composta por 5% de amido de babaçu, óleo de babaçu e sorbitol. Esses materiais foram caracterizados por difratometria de Raios X (DRX), termogravimetria e análise térmica diferencial simultâneas (TG-DTA) e calorimetria exploratória diferencial (DSC). Os difratogramas das formulações do filme apresentaram deslocamentos e arredondamentos dos picos e uma diminuição da cristalinidade de acordo com aumento da concentração do óleo no meio. Verificou-se uma boa estabilidade térmica das formulações estudadas desse filme. O incremento da Tg indicou aumento da estabilidade do estado amorfo das amostras, verificando-se o efeito plastificante do óleo de babaçu. Dessa forma, este aumento está relacionado com uma maior faixa de temperatura de estabilidade em estado vítreo. Assim, devido as características visuais e térmicas, as formulações FT1 e FT2 são mais indicadas para aplicação em superfícies de alimentos como frutas in natura, com objetivo de manter as propriedades organolépticas e aumentar a vida de prateleira de alimentos.

Biografia do Autor

Luís Henrique Silva Queiroz, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre e Doutorando em Ciência dos Materiais pelo Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Farmacêutica e Química Analítica Aplicada (NUPFARQ) atuando na investigação da síntese e caracterização de novas dispersões sólidas de fármacos. Possui experiência em preparação de cristais orgânicos e caracterização utilizando as técnicas: difratometria de Raios X, espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier e análise térmica (termogravimetria, análise térmica diferencial e calorimetria exploratória diferencial).

Paulo Roberto da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão

Paulo Roberto da Silva Ribeiro possui Graduação em Farmácia com Habilitações em Análises Clínicas e Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Mestrado em Agroquímica (Química Analítica Ambiental) pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (2002), Doutorado em Química (Química Analítica) pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Porto - Portugal (2013). Atualmente, atua como Professor Associado Nível III e Pesquisador do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz ? MA, integra o quadro permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia, ambos desta Instituição. Ele foi Bolsista Produtividade em Pesquisa - Categoria Pesquisador Sênior da FAPEMA no período de 2018 a 2020. Ele tem experiência na área de Química (Analítica e Ambiental), Farmácia (Análise Farmacêutica) e Alimentos (Análise de Alimentos) com ênfase em Métodos Óticos de Análise (Espectrometria de Absorção e Emissão Atômicas, Espectrofotometria de Absorção Molecular com Reflectância Difusa e Espectroscopia NIR e FTIR), Métodos Eletroanalíticos (Voltametria), Análise em Fluxo e Cristalografia. Este pesquisador atua principalmente no desenvolvimento e validação de métodos analíticos para a determinação de espécies químicas de interesse farmacêutico, agroindustrial, ambiental, tecnológico e alimentício, bem como em estudos envolvendo poluição ambiental e a síntese e caracterização de dispersões sólidas de fármacos. Além disso, também possui experiência nas áreas de Análise Multivariada de Dados (Quimiometria) e Análise Farmacêutica, com ênfase em Controle de Qualidade Físico-químico de Medicamentos, Alimentos e Biocombustíveis.

Ana Lúcia Fernandes Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente, é professora Associada I do Curso de Engenharia de Alimentos e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É vice-coordenadora da Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos. É orientadora de mestrado e de iniciação científica e é membro do núcleo docente estruturante do curso de Engenharia de Alimentos. Desde 2017, participa do projeto em rede intitulado Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Frutos Tropicais. É coordenadora do grupo de pesquisa Ciência e Tecnologia de alimentos desenvolvendo pesquisas com ênfase em tecnologia e qualidade de alimentos funcionais probióticos e simbióticos, secagem de sucos de frutas, elaboração de bebidas mistas, elaboração de produtos com coco babaçu e PANC e produtos de origem animal.

Virginia Kelly Gonçalves Abreu, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professora Adjunta do Curso de Engenharia de Alimentos, professora da Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É coordenadora e colaboradora de vários projetos de pesquisa aprovados por financiadores locais (FAPEMA) e nacionais (CNPq). Publicou mais de vinte artigos científicos, dois capítulos de livro e possui oito pedidos de patentes. É membro do grupo de pesquisa Ciência e Tecnologia de Alimentos desenvolvendo pesquisas na área de antioxidantes naturais em produtos cárneos, desenvolvimento de produtos cárneos com redução de gordura e e sódio, desenvolvimento de alimentos para fins especiais, uso de películas na conservação de ovos.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Silva Queiroz, L. H., da Silva Ribeiro, P. R. ., Fernandes Pereira, . A. L., & Gonçalves Abreu, V. K. . (2024). Efeito plastificante do óleo babaçu (Attalea speciosa) em filme biodegradável à base de amido. Scientia Plena, 19(12). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.121502