Desempenho do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional em Sergipe nos últimos dez anos e a avaliação dos atores envolvidos sobre a sua relevância
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.036501Palavras-chave:
vigilância alimentar e nutricional, sistemas de informação em saúde, profissional de saúdeResumo
Para que o funcionamento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional seja efetivo, é necessária uma cobertura significativa de acompanhamento da população. Para tanto, é importante que os profissionais de saúde e gestores que atuam com essa ação tenham uma perspectiva positiva sobre a sua importância e seus resultados. Esse estudo buscou avaliar a série temporal de cobertura do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de Sergipe nos últimos 10 (dez) anos, associando com variáveis selecionadas (demográficas, socioeconômicas e de saúde), além de investigar a sua correlação com a avaliação de relevância dos atores envolvidos sobre o sistema. Trata-se de um estudo analítico com dados ecológicos, associados a uma etapa transversal. Para a análise das séries temporais, utilizou-se a regressão de Prais-Winsten e a associação entre as variáveis foi calculada com o teste qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher. Participaram da pesquisa transversal 104 atores (profissionais e gestores) que trabalhavam com a Vigilância Alimentar e Nutricional em Sergipe. Verificou-se correlação significativa da cobertura do sistema tanto com a falta de apoio técnico e financeiro, quanto com a falta de apoio dos órgãos de gestão (das secretarias estadual e municipais, e do Ministério da Saúde). A maioria dos municípios apresentou tendência de estabilidade da cobertura (61,3%), sendo que 36% apresentaram tendência de crescimento e apenas 2,7%, coberturas decrescentes. Apesar da avaliação positiva dos profissionais e gestores, Sergipe ainda se encontra com baixas coberturas do sistema, podendo ser justificada pela ausência de apoio técnico e financeiro das instâncias superiores da gestão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wanessa Monteiro Passos, Clara Cecília Ribeiro de Sá, Beatriz Gouveia Moura, Diva Aliete dos Santos Vieira, Andhressa Araújo Fagundes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.