Potencial do fungo Beauveria bassiana no controle do ácaro-da-necrose Aceria guerreronis (Acari: Eriophyidae)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.080204Palavras-chave:
bioinseticida, controle biológico, fungo entomopatogênicoResumo
O ácaro-da-necrose, Aceria guerreronis Keifer (Acari: Eriophyidae), é a principal praga do coqueiro no Brasil. O controle químico com acaricidas é amplamente utilizado para controlar essa praga. Frente aos diversos problemas sociais, econômicos e ambientais ocasionados pelo uso indiscriminado de acaricidas, são necessárias alternativas ambientalmente viáveis para o controle dessa praga como o uso de fungos entomopatogênicos. Assim, este trabalho objetivou estimar a letalidade do fungo Beauveria bassiana (Bals.)Vuill. (Hypocreales: Cordycipitaceae) a A. guerreronis e avaliar a seletividade do óleo de nim, óleo mineral e da calda sulfocálcica no crescimento micelial do fungo in vitro. Esses óleos e a calda são defensivos alternativos usados no controle de pragas do coqueiro, no entanto não se conhece seus possíveis efeitos deletérios sobre B. bassiana. Seis concentrações crescentes do fungo foram pulverizadas em arenas contendo A. guerreronis para estimar as concentrações letais (CL). Posteriormente, os óleos de nim, mineral e a calda sulfocálcica foram pipetados em placas de Petri para determinar a sua seletividade ao fungo. A concentração letal média (CL50) estimada de B. bassiana foi de 1,31×105 conídios/mL e a CL80 foi de 2,04×106 conídios/mL. O óleo mineral foi seletivo a B. bassiana, enquanto a calda sulfocálcica não é compatível com este fungo. Assim, conclui-se que o fungo B. bassiana apresenta potencial de controle de A. guerreronis, bem como o óleo mineral pode ser empregado no manejo de pragas na cultura do coqueiro sem que interfira significativamente no crescimento micelial do fungo, e possivelmente em sua eficiência no controle do ácaro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Samuel Farias Santana, Francisco José dos Santos, Adriano Pimentel Farias, Adenir Vieira Teodoro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.