Uso de macroinvertebrados bentônicos para análise integrada da Sub-Bacia do Ribeirão Conquistinha, afluente do Rio Grande (MG, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.022401

Palavras-chave:

biomonitoramento, parâmetros físico-químicos, qualidade da água

Resumo

O Ribeirão Conquistinha é um importante afluente do Rio Grande e sua sub-bacia recebe influência da ocupação urbana. Foi realizada avaliação da qualidade ambiental dessa sub-bacia utilizando macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores, além de análises físico-químicas, microbiológicas e aplicação do Protocolo de Avaliação Rápida. Os resultados apontaram melhor qualidade das águas em regiões de mata ciliar, reforçando a sua importância na proteção do ecossistema. A redução significativa na qualidade ambiental foi observada nos locais que recebiam efluente industrial e doméstico, mostrando o seu efeito deletério sobre a comunidade biológica. Os locais com atividades rurais apresentaram qualidade da água intermediária. Assim, os resultados reforçam o uso dos bioindicadores para uma análise integrada da qualidade da água, indicando contaminação da sub-bacia e sugerindo graves impactos ambientais no metabolismo do ecossistema e na vida aquática.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Nascimento Moreira, G., Cunha Biscalquini, A., Vieira Gonçalves, I. A. ., Rodrigues da Silva, E. ., Milla dos Santos Senhuk, A. P., & Borella Marfil Anhê, A. C. (2024). Uso de macroinvertebrados bentônicos para análise integrada da Sub-Bacia do Ribeirão Conquistinha, afluente do Rio Grande (MG, Brasil). Scientia Plena, 20(2). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.022401

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)