Um checklist abrangente das angiospermas de um fragmento de Cerrado revela uma excepcional riqueza de espécies no estado do Maranhão, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.051201Palavras-chave:
Parques do Maranhão, Reservas Biológicas, Unidades de ConservaçãoResumo
A Área de Proteção Ambiental (APA) dos Morros Garapenses, abriga uma biodiversidade significativa e um importante sítio paleobotânico, com registros fósseis do Permiano, sendo uma área estratégica para estudos no Maranhão. Com isso, objetivou-se elaborar uma lista de espécies de fanerógamas para Área de Proteção Ambiental (APA) dos Morros Garapenses. O material foi coletado através do método de caminhamento em trilhas pré-existentes em diferentes altitudes e fisionomias de vegetação. A coleta, herborização, identificação e classificação das espécies seguiu a metodologia usual para esse tipo de pesquisa. Foram catalogadas 297 espécies, distribuídas em 196 gêneros e 70 famílias, em que a maior riqueza específica foram para Fabaceae (60 espécies), Malvaceae (20 spp.), Rubiaceae (18 spp.), Cyperaceae (16 spp.), Euphorbiacae (14 spp.) e Bignoniaceae (13 spp.). Foi verificado a ocorrência de 49 espécies endêmicas para a área pesquisada, quinze novos registros para o Maranhão e cinco para o Cerrado. Além disso, foram encontradas diversas fisionomias, Cerradão (33 espécies), Campo sujo (7 spp.), Cerrado típico (154 spp.), veredas (10 spp.), Mata ciliar (5 spp.) e áreas antropizadas (5 spp.). Através do estudo foi possível constatar um número significativo de espécies para a APA dos Morros Garapenses, com a necessidade urgente da criação do plano de manejo, para a utilização sustentável dos recursos naturais e a recuperação de áreas degradadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jailson Costa Gaspar, Guilherme Silva, Gustavo da Silva Gomes, Janilde Melo do Nascimento, Domingos Lucas dos Santos Silva, Gonçalo Mendes da Conceição
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.