Produtos reestruturados, empanados e defumados a partir de carne picada de Cayman yacare, Pantanal brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.051501Palavras-chave:
composição química, jacaricultura, nuggetsResumo
Os resíduos do processamento de Cayman são geralmente destinados à alimentação animal. Devido ao seu alto valor nutricional, a utilização desses resíduos como produtos reestruturados na alimentação humana pode ser benéfica, como mais uma fonte de renda para os jacaricultores. Nesse estudo avaliou-se a composição e aceitação de um produto reestruturado empanado e defumado (nuggets) elaborado com carne picada de Cayman yacare. O produto foi submetido a dois processos de defumação para aumentar ainda mais a palatabilidade (fumaça líquida e em pó). Os produtos são compostos em 61,30% de umidade, 18,27% de proteína bruta, 10,32% de lipídios totais, 2,54% de matéria mineral e 7,85% de carboidratos, não havendo diferença entre os tratamentos. A colorimetria apresentou intensidade média de vermelho (a*) de 17,85 e de amarelo (b*) de 23,75, com luminosidade média (L*) de 51,94 entre os dois métodos de defumação. A pontuação para os parâmetros sensoriais foram todos acima de 7 em uma escala hedônica de 1 a 9, e para a intenção de compra, a pontuação foi 4, cuja escala utilizada foi de 5 pontos. Com esses resultados, o produto analisado é considerado de alto potencial de mercado. Conclui-se que o produto desenvolvido foi bem aceito e com alto valor nutricional, podendo ser utilizado como alimento alternativo gerado no processo de desossa do Cayman yacare.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arthur Roberto da Costa, Melina Franco Coradini , Gislaine Gonçalves Oliveira , Sabrina Campos Sbaraini, Elisângela de Cesaro, Angélica de Souza Khatlab , Eliane Gasparino, Andresa Carla Feihrmann, Elenice Souza dos Reis Goes, Sandro de Vargas Schons, Jerônimo Vieira Dantas Filho, Maria Luiza Rodrigues de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.