Fatores de risco associados ao atraso no diagnóstico e mortalidade em casos confirmados de Covid-19 na Macrorregião Norte do Estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.057501Palavras-chave:
COVID-19, diagnóstico, mortalidadeResumo
O objetivo do trabalho foi verificar os fatores associados ao atraso no diagnóstico e mortalidade em casos confirmados de Covid-19 na Macrorregião Norte do Rio Grande do Sul, durante os dois primeiros anos de pandemia. Trata-se de um estudo de coorte histórica com 286.779 casos de Covid-19 delimitado cronologicamente no período de março de 2020 a março de 2022. As características sociais e demográficas analisadas foram: sexo, idade, índice de desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul (IDESE renda). Os desfechos foram: atraso no diagnóstico e óbito. Foram realizadas análises de sobrevivência de Kaplan-Meier, análises de regressão de Cox e regressão logística. O tempo mediano desde o início dos sintomas até o diagnóstico foi de 3,0 (IIQ: 2,0-5,0) dias. O IDESE renda baixo e o óbito foram associados com atraso no diagnóstico (HR = 1,162 [IC95%: 1,087 – 1,241] e HR = 2,689 [IC95%: 2,521 – 2,867], respectivamente). A mortalidade foi associada com atraso no diagnóstico (RR = 3,462 [IC95%: 3,208 – 3,736]). A maior ocorrência de infecção foi em adultos e a maior letalidade ocorreu em idosos. Atraso no diagnóstico maior do que três dias e mortalidade foram associados com baixo indicador social, e esse atraso no diagnóstico também foi associado com a mortalidade. Os resultados reiteraram os desafios para o sistema de saúde em controlar a Covid-19, em disponibilizar em tempo real testes rápidos e eficazes e em implementar medidas preventivas, especialmente em grupos populacionais vulneráveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arthur Vinícius Marcante, Diógenes William de Paula, Luísa Simoni, Vinícius Grasselli Omizzolo, Cristiane Barelli, Gilberto da Luz Barbosa, Julcemar Bruno Zilli, Ana Luisa Sant' Anna Alves, Daniela Bertol Graeff
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.