Avaliação da secagem contínua e intermitente sobre a atividade antioxidante de grãos de milho
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.124201Palavras-chave:
métodos de secagem, extração, compostos bioativosResumo
A secagem do grão é essencial para o armazenamento no intuito de preservar a qualidade do material. No entanto, a secagem pode afetar a composição do material agrícola, pois a exposição a altas temperaturas durante longos períodos pode diminuir a qualidade do grão, em termos de atividade antioxidante e poder germinativo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a secagem contínua e intermitente, a fim de maximizar a preservação do potencial antioxidante dos grãos de milho. Os experimentos foram conduzidos a 40, 55 e 70 °C com períodos de intermitência de 5 e 10 minutos. Os solventes utilizados foram metanol/água 70/30 (v/v), metanol/água 95/5 (v/v), etanol/água 70/30 (v/v), e etanol/água 95/5 (v/v) e tempos de extração de 1, 4 e 24 horas. A análise da atividade antioxidante foi realizada por sequestro de radicais DPPH e ABTS e os melhores resultados da atividade antioxidante para grãos in natura foram obtidos com metanol/água 70/30 (v/v) e 4 h. A secagem intermitente com períodos de intermitência de 5 e 10 minutos a 40 °C levou à menor redução da porcentagem de atividade antioxidante em comparação com os resultados do milho in natura. Este estudo demonstrou que a secagem intermitente realizada em baixas temperaturas é uma alternativa eficaz para preservar os compostos bioativos do milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Caroline Raimundini Aranha, Luiz Mario de Matos Jorge, Lilian Tatiani Dusman Tonin, Rafael Oliveira Defendi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.