Preparação e caracterização magnética dos compostos Zn1-xMnxCr2O4 (x=0, 0.1)
Palavras-chave:
Cromitas, raios X, antiferromagnetismo frustrado ZnCr2O4Resumo
Neste trabalho apresenta-se a síntese do composto geometricamente frustrado Zn1-xMnxCr2O4 (x = 0, 0.10). As medidas de difração de raios x indicam que as amostras policristalinas são de fase única. Suas propriedades magnéticas foram determinadas por magnetização em função da temperatura. Esse sistema se comporta como antiferromagneto frustrados com temperatura de Néel (TN) de 12 K e vidro de spin a (TVS) de 10 K para x = 0 e x = 0.1, respectivamente. O estado de vidro de spin surge devido à competições das interações de supertroca (Cr-O-Cr) e as interações entre os cátions Cr-Cr, Mn-Mn-Cr.Downloads
Como Citar
Buzinaro, M. A., Souza-Santos, A., & Moreno, N. O. (2011). Preparação e caracterização magnética dos compostos Zn1-xMnxCr2O4 (x=0, 0.1). Scientia Plena, 5(9). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/673
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.