A evolução do ensino da física – perspectiva docente

Autores

  • D. P. Bezerra Departamento de Ensino Médio e Licenciatura, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • E. C. S. Gomes Departamento de Ensino Médio e Licenciatura, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • E. S. N. Melo Departamento de Ensino Médio e Licenciatura, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • T. C. Souza Departamento de Ensino Médio e Licenciatura, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Palavras-chave:

evolução, tecnologia e metodologia de ensino

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa de campo realizada com professores que lecionam a disciplina de física no ensino fundamental, médio, tecnológico e superior da rede pública e particular de ensino na cidade de Fortaleza-CE. Para efetivação desta pesquisa, foram aplicados questionários com intuito de conhecer e compreender os fatores que tem influenciado a prática docente no ensino de física. Considerando que a humanidade está em constante transformação, é objetivo desse estudo constatar se o ensino de física acompanha tal evolução. A relevância desse estudo reside na necessidade de conhecer: o contexto educacional em que a física se realiza, visando sua aplicação no cotidiano; a relação professoraluno e as diferenças dos recursos utilizados antigamente e na atualidade. Dentre esses recursos destacase o livro didático, uma vez que os dias atuais  exigem a formação de cidadãos críticos, capazes de questionar a realidade, de resolver problemas, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação para, então, se buscar novas formas de ensino com vistas a uma aprendizagem significativa da disciplina. Esta, historicamente, tem sido considerada por muitos uma disciplina difícil e desconectada de seu cotidiano. Devemos ainda levar em consideração as contribuições culturais, econômicas e sociais do ensino de física. Portanto, essa percepção do saber físico faz-se necessária para que se promova uma consciência ética e social. Nesse contexto identificaremos os resultados da pesquisa que revelam elementos essenciais para compreensão da prática docente no ensino de física ao longo de anos 

Downloads

Como Citar

Bezerra, D. P., Gomes, E. C. S., Melo, E. S. N., & Souza, T. C. (2011). A evolução do ensino da física – perspectiva docente. Scientia Plena, 5(9). Recuperado de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/672

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)