Efeitos da compactação do solo no crescimento radicular de plantas de cobertura na Amazônia Ocidental
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070213Palavras-chave:
tráfego de máquinas, densidade do solo, qualidade física do soloResumo
A intensificação da agricultura tem aumentado o tráfego de máquinas pesadas, que podem causar compactação do solo, tornando-se um fator limitante para o crescimento e desenvolvimento das plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do tráfego de máquinas sobre os atributos físicos do solo, crescimento radicular e produção de massa seca de hortaliças e gramíneas. O experimento foi realizado em Rolim de Moura(RO). O delineamento experimental foi de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com três repetições. Os tratamentos nas parcelas consistiram em quatro estados de compactação induzida do solo: 0, 1, 4, 7 voltas do trator, e nas subparcelas quatro espécies de plantas de cobertura: Crotalaria, Stylosanthes, Milheto e Braquiaria. Após dois dias de chuva intensa, foi realizada a compactação do solo passando os rodados de um trator agrícola New Holland-TL85E, com 88cv de potência, 4x2TDA, pneus padrão 7,5x16 e 18,4x34, com pressão de sopro de 110kPa e 124kPa, com massa de 3,16Mg. Foram avaliadas densidade, microporosidade, macroporosidade e porosidade total, área superficial, comprimento e diâmetro de raiz e massa seca. Durante o período de plena floração de cada cultura, foram abertas trincheiras em cada subparcela para avaliação das raízes e amostras de solo e parte aérea deformadas foram coletadas para avaliação da massa seca. Foram observadas discrepâncias significativas para os atributos físicos avaliados, área superficial, comprimento e diâmetro de raiz das gramíneas em relação às hortaliças. Depois do tráfego do trato, isso aumentou a densidade do solo ocasionando redução na macroporosidade e na porosidade total.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Renan Marré Biazatti , Elilson Gomes de Brito Filho, Anderson Cristian Bergamin, Eduardo Povodeniak Pagnussat , Fabio Regis de Souza, Patricia Mara de Almeida, Jairo Rafael Machado Dias, Milton César Costa Campos, Joel Marx Gomes de Lima, Santiago Alves de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.